Sarau Literário da UFF na Casa da Cultura e A Hora do Planeta.





O Curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense promove o "Sarau Literário Procult" que homenageia o dia da poesia em parceria com a Fundação Rio das Ostras de Cultura e a Casa de Leitura Casimiro de Abreu – Projeto Leitura Viva (Ponto de Leitura vinculado ao governo federal, que está em Rio das Ostras com um polo que está sendo implantado na Casa de Cultura visando desenvolver atividades de incentivo a leitura em parceria com a Fundação Rio das Ostras de Cultura e SEMED).
 Para darmos início as comemorações, A equipe do Leitura Viva e os alunos de produção cultural - UFF estarão no dia 14 de Março, às 9h, distribuindo cerca de 200 poesias ilustradas por alunos da Escola Municipal Maria Teixeira de Paula - Rio das Ostras no sinal de transito em frente ao  Lagos Supermercados.
“Sarau Literário Procult” é proposto pela turma de Fundamentos da Literatura 2012.2 de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense, do Polo Universitário de Rio das Ostras, e ocorrerá no dia 20 de Março de 2013, a partir das 17h  na Casa da Cultura em Rio das Ostras/RJ, com entrada franca.
O Sarau Literário pretende reunir diversas manifestações artísticas em um único evento, contando com a participação de apresentações literárias, musicais, teatrais, audiovisuais, fotográficas, circenses e artesanais. Buscando promover a integração de tais seguimentos artísticos, com foco no intercâmbio cultural, tendo como pilar desse processo a poesia. 



A equipe do Leitura Viva e os alunos de produção cultural - UFF - no dia 14 de Março, às 9h, distribuindo cerca de 200 poesias ilustradas por alunos da Escola Municipal Maria Teixeira de Paula - Rio das Ostras no sinal de transito em frente ao  Lagos Supermercados.
Sarau Literário Procult

 




              O ato simbólico idealizado pela WWF – Brasil que é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza,  foi promovido no dia 23/03/2013 pela Prefeitura de Rio das Ostras, através da Secretaria do Meio Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Fundação Rio das Ostras de Cultura e do Projeto Leitura Viva.
 À Hora do Planeta está na sua 5ª edição e o movimento foi uma  forma de manifesto para sensibilizar a todos sobre o aquecimento global e os problemas ambientais que enfrentamos na atualidade. 
O aquecimento global transforma o ciclo das chuvas, alterando a circulação de água na atmosfera, nos rios e no mar. Este ano a atenção está voltada para as necessidades e os desafios em torno da água, muitos sabem da sua importância e que ela é um bem fundamental para a existência de vida no nosso planeta.
A ONU – Organização das Nações Unidas escolheu o período de 2005 a 2015 como a Década Internacional da Água, com o tema: “Água, fonte de vida.”
O tema é um desafio para que todos possam rever suas ações individuais e coletivas sobre o assunto, sabemos que nesse instante a água está sendo utilizada, por quase todos os habitantes do nosso planeta e na maioria das vezes de forma pouco sustentável, então precisamos rever nossas ações.

O artigo 4º da Declaração Universal dos Direitos da água, diz que:

 O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

 Sugerimos  a todos a fazerem desse ato um ponto de partida para muitas reflexões e mudanças de comportamento na nossa vida diária, tentando assim, construir um futuro seguro. 




http://www.riodasostras.rj.gov.br/noticia1006.html