Projeto Revirando o Baú

A crescente preocupação com a proteção dos “Patrimônios Culturais” reflete o desejo de se valorizar as memórias coletivas, que não devem ser entendidas como uma nostalgia do passado ou uma recusa em viver o nosso tempo.

O “Patrimônio” surge de uma atribuição de valor; ou seja, depende de um olhar crítico e de uma ação de peso político decisivo, seja por parte da comunidade ou do poder público. Qualquer atitude de respeito para com a coletividade e para com a cidade traz em si um valor positivo que, sem dúvida, ajuda a preservar o que há de melhor no lugar em que se vive.

O Projeto Revirando o Baú tem por objetivo desenvolver várias ações educativas, tendo o patrimônio cultural de Barra de São João como foco de sensibilização de adultos e crianças de modo a propiciar uma visão de novos horizontes e perspectivas frente aos valores culturais, com intuito de contribuir para reflexão e construção dos pilares nos quais se alicerçam a formação individual e coletiva para o sentimento de identidade e memória.

       

























Algumas das atividades desenvolvidas na Escola Municipal Pastor Abel de Souza Lyrio. - Barra de São João.