O Clubinho Ecológico é um espaço criado, dentro do Projeto Leitura Viva, para promover uma maior interação nas dinâmicas ambientais. O clube reune um grupo de crianças com o objetivo desenvolver e divulgar ações propostas na Agenda21 Planeta Vida, através do Projeto Florescer e outros projetos futuros.
O Clubinho é coordenado por Rosilene Gomes dos Santos, Graduada em Ciências Biológicas e Pós Graduada em Gestão Ambiental e Yuri Izidoro Mesquita, Designer Gráfico e estudante do Ensino Fundamental. Ambos participaram do curso Agenda21 Escolar Formando Elo de Cidadania, oferecido pela Universdade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ.
PLANETA VIDA
Agenda 21- Planeta Vida é resultado de um trabalho da equipe da Casa de Leitura Casimiro de Abreu – Projeto Leitura Viva em parceria com a comunidade local, em especial, as crianças do bairro Peixe Dourado II, local onde a Casa de Leitura está inserida.
Para a elaboração deste documento a equipe participou do Curso de Capacitação Agenda 21 Escolar Formando Elos de Cidadania, oferecido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.
A Agenda 21 Escolar se baseia nas orientações gerais da Agenda 21 global. A diferença é que a escolar tem como foco a realidade de sua escola e da comunidade local.
A Agenda 21 Global é um documento, apresentado na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento ( Rio – 92 ), que estabelece os compromissos assumidos por paises membros da comunidade internacional, em favor de uma mudança no padrão de desenvolvimento econômico e social para o século XXI. A Agenda 21 traduz em ações o conceito de desenvolvimento sustentável.
A Casa de Leitura Casimiro de Abreu, motivada pela sua equipe, comprometida com os problemas ambientais, proporcionou à comunidade a oportunidade de discutir os problemas dos impactos ambientais locais. Para isso, foi criado um espaço livre de organização e de ações socioambientais – Elo Vital, com intuito de planejar ações de mobilização junto a comunidade visando fazer um levantamento diagnóstico local sobre os impactos ambientais sofridos ao longo do tempo na localidade. Buscando atender este objetivo, realizamos uma oficina de trabalho com estratégias estimuladoras com a participação voltada para o público infanto-juvenil onde, num primeiro momento, exibimos um vídeo documentário, produzido pelo Projeto Leitura Viva que, de forma poética, retrata a cidade de pouco mais de um século de existência.
Após o filme realizamos um debate reflexivo sobre os impactos ambientais sofridos ao longo dos anos na cidade de Barra de São João, listando problemas e potencialidades para relacionar causas e efeitos dos problemas citados onde foi levantado os principais problema que merece destaque no bairro: o crescimento urbano com moradores vindos de outros lugares, e que, portanto, desconhece a história local, resultado em desmatamentos, construções em áreas que habitam animais ameaçados em extinção, como as corujas, por exemplo, e poluição do lençol freático por não ter no local captação de esgoto.
O envolvimento das crianças do bairro no desenvolvimento da dinâmica teve um resultado positivo. Elas conheceram a história local e refletiram sobre interferências do homem nesse meio e, sensibilizadas, atuaram como agentes ambientais. Dessa forma envolvemos esses jovens no processo de elaboração da Agenda 21 Escolar, onde todos participaram de forma efetiva, consciente e dinâmica.
AÇÕES DO CLUBINHO ECOLÓGICO
PROJETO FLORESCER
Com o objetivo de suscitar mudanças de comportamento na Comunidade onde a Casa de Leitura está inserida para que esta, enquanto grupo social, venha construir valores, novos conhecimentos, atitudes e habilidades indispensáveis para a conservação do meio ambiente, patrimônio coletivo essencial para a vida saudável e para a construção de uma sociedade auto-sustentável, elaboramos o Projeto Florescer após uma analise sucinta de alguns indicadores de qualidade de vida, saúde, lazer e educação com a finalidade de aliar nossa proposta para a Agenda 21 – Planeta Vida.
Buscamos agora alcançar a consolidação deste trabalho aumentando sua abrangência através do envolvimento da comunidade onde está inserida a Casa de Leitura, de maneira que estas ações de sucesso possam se somar a esta proposta extrapolando o âmbito escolar e alcançar a todas as pessoas do bairro, através da participação da equipe, do material a ser criado, dos métodos desenvolvidos e dos benefícios gerados.